Registro Acadêmico


Menu Principal




Toda vez que uma caixa de listagem não apresentar opções ao clicar na seta correspondente, clique na seta correspondente pressione asterisco para forçar o carregamento da caixa de listagem!

Unidade: Neste combo deve ser informada a unidade que será utilizada para a operação com o sistema.
Período: Neste combo deve ser informado o período de trabalho que será utilizado para a operação com o sistema.
Funcionário:  Neste combo deve ser informado o funcionário que fará acesso ao sistema.
Senha: Neste campo texto deve ser informada senha do funcionário que fará acesso ao sistema.
Data: Neste campo será apresentada a data do sistema operacional do computador que se está logando.
Botão Confirmar: Este botão confirma as informações fornecidas e faz o acesso ao Menu Principal do Sistema Aula.
Botão Fechar: Fecha a tela de Identificação do Sistema Aula.

 


Apresentação do Registro Acadêmico:
É o módulo responsável pelo Controle Administrativo da Secretaria da Instituição Escolar. Gerencia todos os processos da vida acadêmica dos alunos, durante o seu período de estudo na Instituição, arquivando os dados e emitindo relatórios e documentos dos alunos. Veja, a seguir, um resumo das funcionalidades do Módulo:
Caminho: Menu principal - Registro Acadêmico


Informações Básicas

O submódulo de informações básicas possui um conjunto de tabelas que são fundamentais para o funcionamento do Registro Acadêmico. O preenchimento das tabelas deste módulo ocorre durante a implantação do sistema na escola.




Disciplinas / Área de Estudos:
Este programa tem a finalidade de cadastrar os dados das disciplinas.
As disciplinas cadastradas são utilizadas por diversos programas e módulos do Sistema Aula, como por exemplo pelos módulos: Registro Acadêmico, Professores, Estágio Supervisionado, Coordenação, etc.
Caminho: Informações básicas - Tipo de Disciplina



Turnos
Caminho: Informações básicas - Turnos


Controle de Cursos
O Registro Acadêmico permite o gerenciamento de Cursos Anuais, Semestrais ou Livres, onde o usuário define a data de início e término do Curso; permite a parametrização das legendas para os Períodos Letivos dos Cursos; permite o controle da situação da Estrutura Curricular, administrando suas alterações; permite a definição de vários indicadores parametrizáveis para cada Curso diferente; permite o cadastro de até onze períodos avaliativos (notas que a secretaria da Instituição trata), permitindo a definição dos cálculos pelo usuário, e ainda permite o controle do Conteúdo Programático do Curso;

Curso

Programa destinado ao cadastro dos cursos que a instituição de ensino tem regulamentação legal para lecionar. 



Botão Incluir: Abre uma nova tela permitindo ao usuário incluir um novo registro na tabela, após a inclusão de um novo registro deverá clicar no botão confirmar para confirmar a inclusão ou no botão cancelar caso queira cancelar a operação. O botão incluir também pode ser acionado pelas teclas de atalho ALT+I. Obs: os dados cadastrados nas tabelas devem ser incluídos com atenção, pois serão utilizados em outros programas do sistema.

 

Botão Alterar: Abre uma nova tela permitindo ao usuário alterar o registro selecionado, após a alteração de um registro deverá clicar no botão confirmar para confirmar a alteração ou no botão cancelar caso queira cancelar a operação. O botão alterar também pode ser acionado pelas teclas de atalho ALT+A.

 

Botão Excluir: Abre uma nova tela permitindo ao usuário excluir o registro selecionado, para confirmar a exclusão pressione confirmar ou cancelar caso queira cancelar a operação, caso o registro estiver sendo utilizado em outro programa o sistema não permitirá a exclusão, informando ao usuário através de uma mensagem de atenção. O botão excluir também pode ser acionado pelas teclas de atalho ALT+E.

 


Botão Pesquisar: Abre uma tela de pesquisa com as opções de pesquisa por código ou por descrição que deverá ser selecionada uma das opções. Caso seja selecionada a pesquisa por código, informe o código a ser pesquisado, caso selecione a pesquisa por descrição informe a descrição a ser pesquisada, e clique em pesquisar, o programa fará a pesquisa dos dados na tabela principal deste programa e será apresentado no grid os registros encontrados, para exibir o registro na tela do formulário, clique em no botão Selecionar ou dê um duplo clique sobre o registro desejado diretamente no grid. O botão pesquisar também pode ser acionado pelas teclas de atalho ALT+Q.

Botão Visualizar
:em vários programas será apresentada uma tela contendo uma lista dos dados existentes na tabela principal que o programa de cadastro faz manutenção; em outros programas será apresentada um novo programa, de relatório, de onde serão selecionadas as informações para a emissão do relatório desejado.

Versão da Estrutura Curricular
Programa destinado a cadastrar as informações principais das versões das estruturas curriculares dos cursos da instituição.
Caminho: Controle de cursos - Versão da estrutura curricular






A Estrutura Curricular é dividida por versão de grade curricular de cada curso, portanto o usuário pode utilizar o Sistema para quaisquer Cursos que sejam oferecidos pela Escola. A Estrutura mantém o cadastro dos currículos dos cursos com as informações necessárias para o controle curricular (carga horária e freqüência).



Ficha Cadastral do Aluno
O submódulo Ficha Cadastral do Aluno é responsável por armazenar as informações cadastrais dos alunos da instituição. Neste mesmo submódulo é possível verificar em quais cursos o aluno já passou na instituição, além de emitir relatórios estatísticos de volume de matrículas, catálogo telefônico, etiquetas de endereçamento, ficha com os dados cadastrais, etc.

Ficha Cadastral de Aluno

A Ficha Cadastral de Aluno é completa e separada em guias por área, como dados do Aluno, foto, filiação, documentos, além de várias outras informações. Os dados registrados nesta ficha serão utilizados durante toda a vida acadêmica do aluno. No cadastro de endereços, o sistema permite buscar de uma base de dados já cadastrada, propiciando homogeneidade e padronização das informações.
Caminho: Ficha cadastral de alunos - Ficha cadastral de alunos


Controle de Documentos Entregues
O Sistema permite o Controle de Documentos requeridos pela Escola, no Ato da Matrícula, e o acompanhamento de sua entrega pelos alunos, em cada Curso.
Caminho: Controle de documentos - Tipo de documentos

Caminho: Controle de documentos - Documentos necessários

Caminho: Controle de documentos - Gerar débito de documentos para o aluno

Caminho: Controle de documentos - Relatório de débito de controle de entrega

Relatório da Notificação de Documentos em Débito
Programa destinado à emissão de carta solicitando a entrega de documentos em débito

Calendário Letivo
O Calendário Letivo da Escola é gerado automaticamente pelo Sistema AULA. Os eventos, feriados e reuniões, são definidos e marcados diretamente no calendário. Os dados registrados servirão como referência para todos os programas que utilizam data letiva, não permitindo a inclusão de registros em datas que não são letivas.

Crie os eventos e feriados do calendário letivo, conforme o calendário letivo da instituição.
Caminho: Calendário letivo - Eventos e feriados

Gere o calendário letivo
Caminho: Calendário letivo - Gerar calendário letivo

Imprima o relatório do calendário letivo
Caminho: Calendário letivo è Emissão do calendário letivo

Confira o relatório do Sistema Aula com o documento anexo e faça os ajustes necessários
Duplique o calendário criado para todos os outros períodos e cursos
Caminho: Calendário letivo - Duplicar calendário letivo


Veja também:
https://sistemaaula.com.br/crm/knowledge-base/article/calendario-letivo

Controle de Turmas 

A Enturmação (separação dos alunos em turmas) é automática, com seleção de critérios, tais como: idade, aproveitamento, data de matrícula, entre outros. O próprio Sistema Aula coloca os alunos em ordem alfabética e gera o número de chamada para cada turma


Turmas
Utilize este programa para cadastrar as turmas que serão necessárias para a matrícula dos alunos na escola.




Disciplinas por Turma

Utilize este programa para cadastrar as disciplinas por turma e professor de cada disciplina.

veja também:
https://sistemaaula.com.br/crm/knowledge-base/article/como-alterar-professor-a-na-disciplina
https://sistemaaula.com.br/crm/knowledge-base/article/como-incluir-mais-de-um-professor-na-disciplina

Controle de Matrícula

 Existem vários modos de se fazer Matrícula no Sistema Aula: matrícula “online” quando, no ato da Matrícula, permite a integração com o Módulo Financeiro e Biblioteca, para o controle da Situação do Aluno nestes Setores;
Permite a Matrícula Automática, com a emissão da Ficha de Matrícula e envio para a residência do aluno

Escolha o aluno









no termino do processo de matricula o programa permite imprimir o contato de matricula seja ele personalizado ou o padrão do sistema no caso do personalizado veja o tópico:

https://sistemaaula.com.br/crm/knowledge-base/article/gerador-de-relatorios




Matrícula por Disciplina

Programa para efetuar a matrícula em disciplina, dos alunos para o período letivo atual.


no termino do processo de matricula o programa permite imprimir o contato de matricula seja ele personalizado ou o padrão do sistema no caso do personalizado veja o tópico:

https://sistemaaula.com.br/crm/knowledge-base/article/gerador-de-relatorios

Relatório da Ficha de Matricula
Programa destinado a emissão da ficha de matrícula dos alunos.



Relatório de alunos por disciplina:

Programa destinado a emissão de relatório de alunos por período letivo.

Relatório de alunos matriculados por período:
Programa destinado a emissão de relatório de alunos por período letivo.

Cancelamento de Matrícula:
Este programa é destinado ao cadastro do cancelamento de matrícula dos alunos e emissão do comprovante de cancelamento.

Desistência de Matrícula:
Programa destinado ao cadastro da desistência de matrícula dos alunos e emissão do comprovante da desistência.


Remanejamento de Turma:
Programa para remanejar um aluno de uma turma para outra turma, este processo faz com que o aluno fique com a situação de matrícula na turma de origem como sendo Remanejado e na turma de destino como sendo Ativo.

Transferir Aluno P/ Outra Escola:
Programa destinado ao cadastro das transferências de aluno para outras escolas durante o período letivo.

Trancamento de matrícula:
Este programa é destinado ao cadastro do trancamento de matrícula dos alunos e emissão do comprovante de cancelamento.

Remanejamento de Turma:
Programa para remanejar um aluno de uma turma para outra turma, este processo faz com que o aluno fique com a situação de matrícula na turma de origem como sendo Remanejado e na turma de destino como sendo Ativo.

Relatório de Etiquetas para Pasta Suspensa:
Programa destinado à emissão da etiqueta para afixar em pastas suspensas como forma de identificação das pastas dos alunos.

Relatório do Livro de Matrícula:
Programa destinado a emissão dos livros de matrícula. Tanto o livro de matrículas normais, matrículas recebidas e transferências expedidas.

Relatório de Identificação dos alunos:
Programa destinado à emissão da lista de identificação dos alunos. Para os professores e coordenadores


Geração de Chamada:
Programa destinado gerar o números de chamada para todas as turmas
 Controle de matrícula - Gerar número de chamada

Emissão de Diários e Taletas 
As Taletas e Diários de Sala dos professores podem ser confeccionados pelo Sistema Aula e impressos para os professores manusearem em sala. Os diários também podem ser impressos totalmente preenchidos pelo Sistema, caso o controle de freqüência e o planejamento curricular forem preenchidos pela Secretaria, eliminando por completo o trabalho dos professores de confecção dos diários em sala de aula, ganhando tempo, para ser aplicado em ministrar aulas, ao invés de efetuar preenchimento de documentos burocráticos.

Emissão do Diário de Classe:
Programa destinado à emissão do diário com as datas previstas inseridas no cabeçalho.

Relatório do Verso do Diário:
Programa destinado à emissão do verso do diário de freqüência.


Controle de Notas:
O Controle de Notas dos alunos é fácil e rápido, com um processo de conferência de notas opcional, onde o usuário redigita as notas e o Sistema Aula confere com o que já foi digitado, fornecendo “on line” as notas inconsistentes. Caso haja necessidade, o usuário pode alterar as notas de um único aluno pelo processo de Manutenção de Notas por aluno. O processo de Apuração de Resultados dos alunos é realizado automaticamente pelo Sistema que, utilizando os parâmetros fornecidos no cadastro de Curso, aprova ou reprova o aluno, segundo os critérios definidos, ao Encerramento do Período Letivo.


geração de avaliações:

  Este programa tem a finalidade criar avaliações para o período avaliativo
Caminho: Controle de notas - Gerar avaliações.



Digitar Notas Por Turma:
Este programa tem a finalidade de cadastrar as notas dos períodos, por turma.
Controle de notas - Digitar notas por turma

Manutenção de Notas do Aluno:
Este programa tem a finalidade de alterar as notas de um único aluno.

Apurar Resultados Finais:
Programa utilizado para apurar o resultado final dos alunos.



Relatório do Boletim de Notas e Faltas:
Programa utilizado para emitir o boletim modelo completo.

Relatório do Mapa de Alunos sem Nota:
Programa destinado a apresentar os alunos que ainda não tem nota digitada nas disciplinas.

Relatório do Mapa de Notas - Global:
Programa utilizado listar as notas dos alunos de forma global.

 

Relatório do Mapa de Rendimento Global:
Programa destinado a emissão do relatório de rendimento global de alunos.

Controle de Histórico Escolar:
 
O Histórico Escolar do aluno pode ser preenchido e emitido diretamente no Sistema - para alunos que já estudavam na Instituição antes da implantação – e, para aqueles alunos que estarão estudando após a implantação do Sistema, a atualização do Histórico é automática, diretamente através do Controle de Notas e Apuração de Notas.

Histórico Escolar:
Programa disponível para dar manutenção no histórico escolar dos alunos





Relatório do Histórico Escolar:
Programa disponível para a impressão do histórico escolar.

Emissão da Ata de Resultados:
Submódulo destinado à emissão da ata de resultados finais dos alunos.


Relatório da Ata de Resultados Finais:
Programa destinado a emissão da Ata de Resultados Finais dos Alunos.

Relatório Diversos:
Submódulo destinado à emissão de diversos tipos de listas que serão utilizadas pela escola.

 

Relatório de Etiqueta de Alunos Matriculados:
Programa destinado à emissão das etiquetas para mala direta dos alunos matriculados.

 

Relatório de Carteirinha de Estudante:
Programa destinado à emissão de relatório contendo a carteirinha de identificação dos alunos.


Relatório de Endereço dos Alunos:
Programa destinado à emissão de relatório contendo os endereços dos alunos.

 

Relatório de Alunos e Responsáveis:
Programa destinado a emissão de relatório contendo a relação dos alunos e seus respectivos responsáveis.

 

Relatório de Declaração de Matrícula:
Programa destinado à emissão de relatório contendo a declaração de matrícula para o aluno.

 

Relatório da Declaração de Transferência:
Programa destinado à emissão de relatório contendo a declaração de transferência para os alunos que estão se retirando da escola.

 

Relatório da Declaração de Escolaridade:
Programa destinado à emissão de relatório contendo a declaração de escolaridade para o aluno.



Em caso de dúvidas, entrar em contato com o suporte pelo (31) 2626-1508.


Você achou esse artigo útil?