Plano de Pagamento Processo Seletivo: Processo utilizado para instituições que utilizam a inscrição do processo seletivo como pré-matrícula.


Este processo poderá ser utilizado por clientes que utilizam a inscrição do candidato como uma pré-matrícula , ou seja, o candidato /aluno irá se inscrever/matricular no curso desejado, escolhendo um plano de pagamento.

A baixa de retorno será feita através do programa 283200 - Importar arquivo de retorno, porém será dada a baixa da 1ª Parcela do plano de pagamento escolhido pelo candidato /aluno . As outras parcelas serão tratadas diretamente com o candidato /aluno no ato da matricula.

Como configurar Plano de Pagamento para Processo Seletivo Web

Para iniciar a configuração do Plano pagamento são necessários alguns itens:

1º - Estar logado no Ano/Letivo e Processo Seletivo onde será feita a configuração do plano de pagamento.

2º - O processo seletivo deve estar com Status “Em Criação”, nos programas : “Dados do processo Seletivo ” e “Informações da Inscrição Internet”.

Após a configuração dos itens acima, siga os seguintes procedimentos:

Cadastrando o Plano de Pagamento

Aula Web

- Processo Seletivo - Dados do Processo Seletivo - Plano de Pagamento Processo Seletivo ·     

 - Processo Seletivo

 - Curso

 - Período (clique em Incluir)



-Cadastre um código para cada plano de pagamento, podem ser cadastrados quantos planos forem necessários. OBS.: O cadastro do plano é feito individualmente para cada curso 



- Para cada plano cadastrado deve ser feita uma configuração de parcela, clique no plano desejado e em “Exibir Parcela”.



- Após fazer todo cadastro clique em “Salvar” e depois “Fechar”.Obs.: Caso necessite mudar algum dado, basta clicar novamente no Plano cadastrado>Exibir Parcelas, fazer as devidas alterações e Salvar novamente.Segue abaixo exemplo de plano de pagamento parcelado. 

Lembrando que, o valor das parcelas cadastrado sempre vai corresponder com o plano selecionado e a quantidade de parcelas cadastrada, ou seja, se você selecionar o plano de pagamento 20 – Pagto de 2x, a tela de configuração irá se apresentar da seguinte forma:



Feito todas as configuração dos planos, vá para o seguinte programa:

- Dados do Processo Seletivo – Campos da inscrição Web

Insira o campo >"Plano de pagamento", junto aos campos já selecionados para inscrição web.

Dica: coloque o campo Plano de pagamento logo abaixo do campo Código Curso de Primeira Opção, assim fica mais fácil para o candidato relacionar curso x plano de pagamento.




Após feito todo cadastro, alterar o Status do processo seletivo , para "Habilitado" libere as inscrições Web

(Lembrando que todo Processo Seletivo antes de ser liberado na Web, deve ser testado pela instituição),

Fazendo a inscrição do processo Seletivo

Quando o candidato /aluno escolhe o curso que está ligado ao plano de pagamento, é aberto um grid onde ele irá escolher as formas de pagamento cadastrados.



Quando o processo de cadastro é terminado pelo candidato /aluno a tela de confirmação será apresentada da seguinte forma:

- Que o cadastro foi efetuado com sucesso e que o boleto do plano de pagamento pode ser impresso.


Após o candidato /aluno terminar o processo, será possível visualizar no Desktop, qual o plano de pagamento que ele escolheu, no programa 283100 - Ficha do Candidato , na aba de Inscrição.

Após a leitura do arquivo de retorno, será apresentada a data de pagamento e o valor referente a 1ª Parcela.

- Processo Seletivo - Ficha do Candidato - Ficha do Candidato.



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