Para que os alunos e responsáveis consigam imprimir os boletos pelo portal Aula Web, é necessário, antes, realizarmos algumas configurações.
A seguir, apresentamos um passo-a-passo de como realizar essa configuração de forma clara e precisa.
Para esta configuração, será necessário ter as permissões de acesso o Módulo Bancário. Acesse o portal do professor e entre com seu usuário e senha. Navegue até o Módulo Bancário [1] em seguida clique em Tabelas Diversas [2] e clique em Bancos [3], conforme a imagem a seguir.
Ao clicar em incluir [4], uma nova tela é aberta para que possamos incluir as informações do banco.
Você deve incluir o nome da instituição bancária que será, seguido de uma breve descrição, um nome curto seguido da abreviação do banco e o dígito do banco. Veja detalhes na imagem abaixo.
Agora, clique em Agência para podermos cadastrar a agência da instituição.
Clique em incluir e preencha as informações em destaque de acordo com os dados de sua agência.
Após inserir as informações da agência, clique em Confirmar para salvar as alterações.
Agora abra programa Conta Corrente, selecione o banco e clique em Incluir, conforme imagem abaixo.
Insira as informações de Conta-Corrente de acordo com os dados do módulo Arrecadação Desktop ou de acordo com as informações que o banco lhe enviar. Ao terminar de cadastrar, clique em confirmar.
Após cadastrar a conta corrente, o próximo passo é cadastrar a carteira. Para isso, acesse o programa Carteira, preencha as informações de Banco, Agência e Conta Corrente e clique em Incluir, conforme a imagem abaixo.
Preencha as informações de acordo com a configuração bancária do Aula Desktop e confirme com seu gerente da conta. Após preencher, confirme.
O próximo passo é fazer a associação da configuração que acabamos de cadastrar com o que existe já cadastrado no Sistema Aula Desktop. Para realizar essa associação, vamos abrir o programa Vincular Financeiro ao Bancário, no Aula Web e clique em Incluir.
Preencha todas as informações conforme o que foi cadastrado nos programas anteriores. Ao chegar no campo Código do Banco (Desktop), você deve selecionar o banco cadastrado no Sistema Aula Desktop para realizar a associação e, no campo abaixo Conta Corrente (Desktop), selecione a conta corrente cadastrada no Aula Desktop para a associação. Clique em Confirmar, após terminar o processo.
Agora, precisaremos configurar a emissão de segunda via pelo Supervisão Web. Abra o programa Configurador da Emissão de 2ª Via de Boleto, conforme imagem a seguir.
Clique em Incluir, caso tenha que incluir uma nova configuração ou, caso já exista uma configuração prévia, clique em Alterar. Após realizar as alterações clique em Confirmar.
Como último passo, devemos abrir agora o Sistema Aula Desktop, acessar o módulo Arrecadação (Financeiro, em algumas configurações), clicar em Rotinas Mensais -> Configurações Mensais e clicar no botão Cadastro de Parcelas, conforme imagem a seguir.
Será aberta a tela de Configurar Parcela. Aqui vamos configurar quais parcelas e de quais cursos estarão liberadas para serem acessadas via Aula Web pelos alunos e responsáveis. Para fazer a configuração, basta selecionar o curso e o período. Em seguida, selecione a parcela, clicando em cima dela e clique em Alterar, conforme imagem abaixo.
Será aberta a tela Alterar Configurar Parcela, onde deve-se alterar os campos de acordo a fim de liberar ou bloquear sua visualização no Aula Web.
Emissão liberada?: Se Sim, a parcela será liberada para ser impressa pelo Aula Web.
Parcela Matrícula?: Se Não, será uma parcela comum, como uma mensalidade, por exemplo. Deve-se ser alterada para Sim apenas quando em casos de época de matrícula, para que alunos e responsáveis possam emitir uma 2ª via da parcela de matrícula pela Web.
Exibir na WEB?: Se Sim, a parcela será visualizada no Aula Web. Se Emissão liberada estiver selecionado sim mas Exibir na WEB estiver como não, não será exibida a parcela. Para ser visualizada e emitida pelo Aula Web, as duas opções devem estar marcadas como Sim.
Parcela de Negociação?: Deve ser marcada como Não, a não ser que esteja sendo configurada uma parcela de negociação e a visualização e impressão possa ser realizado pelo módulo Aula Web.
Abaixo as alterações em destaque, clicar em Confirme para salvar as alterações.
Após essas alterações, pegue um aluno/responsável de testes para verificar se a emissão do boleto está em ordem.
Estando o boleto emitido pelo Aula Web igual ao boleto emitido pelo Sistema Aula Desktop, o processo estará finalizado, podendo informar aos alunos/responsáveis a nova opção de emissão de boleto.
Caso apresente divergências entre os dois boletos e/ou erro ao emitir o boleto, favor entrar em contato com o nosso suporte via chat, ticket ou pelo telefone (31) 2626-1508.
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Como Configurar Emissão de Boleto via Aula WEB
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