Como utilizar o servidor SMTP do Google para enviar e-mails


Como utilizar o servidor SMTP do Google

Poucos sabem das vantagens dos serviços gratuitos do Servidor SMTP para enviar emails.

Vale observar que o Sistema Aula oferece adicionalmente contas de SMTP para envio de e-mails em massa, para enviar mala direta ou pra ser utilizada dentro do Sistema Aula, entre em contato para saber sobre conta de SMTP.

Pode ser a melhor solução para aqueles que não conseguem utilizar seus servidores SMTP fornecido pelos provedores de internet ou de hospedagem, além daqueles que enfrentam vários problemas por causa da capacidade de entrega de email.

Neste tutorial, vamos abordar como utilizar o servidor SMTP Gmail, e você também vai encontrar informações detalhadas sobre como utilizá-lo para enviar emails via Sistema Aula e através Mailer PHP.

Benefícios de utilizar um serviço SMTP Externo

Apesar da maioria das empresas de hospedagens e provedores de internet oferecerem suporte SMTP, há alguns benefícios em utilizar um serviço SMTP externo, como:

  • Eles podem garantir uma capacidade maior de entrega de email.
  • Você não terá que configurar seu próprio servidor.
  • Seus emails são menos prováveis de serem listados como SPAM.

Limite de envios SMTP Google Grátis

O Google limita a saída de 100 emails por dia para GMail via SMTP ou 1500 por dia para G Suite. Se atingir o limite, você não será capaz de enviar emails pelas próximas 24 horas até que resete. Mais informações sobre o limites de email do Google podem ser encontradas aqui.

Antes de começar, você vai precisar de:

  • Conta Gmail ou G Suite.
  • Acesso ao seu painel de controle da sua hospedagem.

1ª Etapa – Configurar servidor SMTP Gmail

Primeiro, para que possamos utilizar os serviços do servidor SMTP do Gmail, você precisa permitir o acesso para aplicativos menos seguros.

O Google começou a bloquear aplicativos e aparelhos que, de acordo com eles, não se adequam aos padrões de segurança atual.  No entanto, o acesso para aplicativos menos seguros podem ser facilmente ativados aqui.
( https://myaccount.google.com/u/0/lesssecureapps?pli=1 )

IMPORTANTE: Se você estiver utilizando Autenticador 2 step para acessar sua conta Google, o acesso para aplicativos menos seguros não será ativado. Neste caso, você terá que entrar utilizando a senha do Aplicativo.

Abaixo você pode ver os detalhes SMTP Gmail:

  • Servidor SMTP: smtp.gmail.com
  • Usuário SMTP: seu Usuário Completo Gmail (email), por exemplo: Seu_Email@gmail.com
  • Senha SMTP: sua Senha Gmail.
  • Porta SMTP: 587
  • TLS/SSL: requeridos.

Se você quer aproveitar as vantagens do protocolo IMAP e armazenar emails enviados na sua pasta do Gmail, basta seguir os passos abaixo:

  1. Faça o login em sua conta Gmail e acesse Configurações.
  2. configurações padrão do gmail
  3. Agora siga para aba Encaminhamento e POP/IMAP e ativar IMAP.
    encaminhamento pop/imap do gmail
  4. Clique no botão Salvar Alterações no final da página assim que estiver tudo selecionado.

2ª Etapa– Usar Google SMTP

Nesta etapa, nós vamos aprender como utilizar os serviços gratuitos SMTP Gmail para enviar emails utilizando o Sistema Aula.

    Em primeiro lugar, acesse o Módulo Acadêmico > Envio de email, no botão Configurações.


    1. SMTP Host – Enter smtp.gmail.com.
    2. Porta SMTP – 587  (Default Gmail SMTP server port is 465 for SSL and 587 for TSL)
    3. Tipo Login – LOGIN
    4. Autenticação – TLS.
    5. Usuário – Endereço Gmail COMPLETO.
    6. Senha – Senha Gmail.

    Para salvar as alterações feitas, clique no botão Confirmar Configurações na parte inferior. Para garantir que suas configurações estejam funcionando corretamente, você pode testar enviando um email para seu endereço de email pessoal. Clique em Enviar  E-Mail de teste...  e informe seu e-mail

    Se você receber seu email enviado, significa que o envio de emails está funcionando corretamente. No entanto, se você receber alguma mensagem de erro, verifique novamente as configurações do email ou entre em contato com nosso Suporte para assistência.

    Conclusão

    Você aprendeu como configurar sua conta Google e utilizar gratuitamente os serviços do servidor SMTP Gmail, e como enviar emails pelo Sistema Aula.


    Você achou esse artigo útil?