
Bom, a forma fácil de começar o texto é falando que o Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um sistema de criação e gerenciamento de cursos online. Estes sistemas também são chamados de Learning Management System (LMS) ou de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
Mas o moodle é mais do que isso, o software disponibilizado em diversos idiomas é desenvolvido de forma colaborativa, em uma comunidade virtual que reúne programadores, designers, administradores, professores e usuários do mundo inteiro, por isso ele está em constante evolução.
Além do mais a plataforma não deve ser vista apenas como ambiente de suporte à Educação a Distância, pois ela pode ser muito bem explorada como uma ferramenta de apoio à cursos presenciais, formação de grupos de estudo, treinamento de professores, etc...
Com o Moodle aquele hábito de deixar um monte de materiais na copiadora da faculdade ou até mesmo enviar os arquivos de estudo para aquela lista de e-mails imensas com todos os seus alunos, o professor só precisa criar uma disciplina e “pendurar” os arquivos que os alunos devem ler para o acompanhamento da matéria. É uma solução simples, que não exige muito conhecimento técnico do professor e nem mesmo do aluno.
Se o professor quiser, o moodle ainda envia um e-mail para os alunos avisando que existe material novo no curso. Evita que o professor tenha que digitar muitos e-mails, desta forma ninguém fica com a caixa cheia de e-mails e arquivos, o aluno entra no curso para baixar ou ler o conteúdo, assim é mais fácil administrar seu tempo para estudar.
E ai? Gostou das possibilidades que o Moodle abre para a sua instituição? Entre em contato com o Sistema Aula, temos as melhores soluções para o ensino à distância.